Brazil
August 14, 2015
No dia 11 de agosto de 2015 a coordenadora da unidade de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl, participou do painel “Manejo para Altas Produtividades”, durante a programação do II Seminário A Voz do Campo.
A pesquisadora destacou que atualmente há inúmeras cultivares disponíveis no mercado, o que, muitas vezes, dificulta a escolha do produtor. Para auxiliar nesta decisão fundamental, a Fundação Pró-Sementes realiza, desde 2008, os Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de soja e de trigo, testando o desempenho das cultivares com expressão comercial e que são indicadas pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático em diversas regiões produtoras. “Estes ensaios demonstram a adaptação dos materiais de soja e trigo aos diferentes ambientes em que são expostos, o que implica em resultados produtivos diferentes”, informou a engenheira agrônoma.
A pesquisadora apresentou resultados dos ensaios de trigo da safra 2014/2014, além de gráficos de produtividade média do local nas épocas de experimentação e o mais importante, a amplitude que existe entre a cultivar mais produtiva e a menos produtiva. “A escolha correta do material resulta no incremento da produtividade da lavoura e, por consequência, no aumento da lucratividade do produtor”, frisou Kassiana Kehl.
Também participaram do painel “Manejo para Altas Produtividades” os professores Telmo Amado e Paulo Dejalma Zimmer. Amado destacou os erros de manejo que podem resultar em grandes prejuízos no campo. Já Zimmer apresentou a semente como um insumo determinante para a construção da lavoura, mostrando a importância da escolha de um insumo com alta qualidade fisiológica e alto vigor.
O II Seminário A Voz do Campo reuniu aproximadamente 700 participantes no Hotel Wish Serrano Resort & Convention, em Gramado (RS). A programação do evento também incluiu palestras sobre temas como sucessão familiar, mercado, fertilidade do solo e biotecnologia.