Brazil
June 29, 2015
No dia 26 de junho de 2015, a Fundação Pró-Sementes levou informações sobre a certificação de sementes a produtores rurais de São Luiz Gonzaga (RS). O evento, realizado na Associação dos Funcionários da Coopatrigo, faz parte do Ciclo de Palestras Agronegócio, promovido pelo jornal Zero Hora em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul.
Mediado pela jornalista Gisele Loeblein, o debate teve a presença de Jackson Fiorin, da CCGL Tec, Paulo Pires, presidente da Fecoagro/RS, e Alexandre Levien, coordenador da unidade de certificação de Sementes da Fundação Pró-Sementes.
Fiorin falou sobre sanidade e qualidade do solo e sua influência sobre a produção das culturas. Levien destacou as normas para produção, comercialização e utilização de sementes, bem como a importância de um insumo com alto vigor para a produtividade das lavouras. Ele também apresentou os benefícios do uso da semente certificada, e frisou que este é o veículo de introdução de inovações tecnológicas do campo. O doutor em sementes esclareceu, ainda, que a continuidade dos programas de melhoramento só é possível com o pagamento do royalties.
Nesse sentido, Paulo Pires disse que é preciso reconhecer que quem investe no desenvolvimento de novas tecnologias deve ser remunerado.
Após as explanações, os debatedores responderam às perguntas da jornalista e do público presente. Uma das questões levantadas foi o combate à semente pirata.
O Ciclo de Palestras Agronegócio acontecerá em Santo Ângelo, Passo Fundo, Itaqui e Alegrete.