Brazil
November 28, 2013
No dia 21 de novembro, o conselho de administração da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS), reuniu-se na sede da entidade, em Passo Fundo.
O diretor administrativo, Antonio Eduardo Loureiro da Silva, apresentou a situação financeira da APASSUL e também o plano de trabalho para 2014. Ele destacou o papel da representação do setor sementeiro e o fortalecimento da entidade como diretrizes para o próximo ano, bem como a promoção de ações de valorização do papel do produtor de sementes junto à sociedade.
Entre as ações previstas, Loureiro destacou a busca pelo estreitamento das relações com empresas obtentoras que atuam no estado, a fim de inibir a produção de sementes fora do Sistema Brasileiro. Outra prioridade será o combate à pirataria e o apoio à fiscalização do produto. Os conselheiros defenderam, ainda, a cobrança de royalties referente ao germoplasma sobre as sementes de uso próprio.
Também estão previstos diversos treinamentos para produtores e engenheiros agrônomos, visando a produção de uma semente de alta qualidade. A pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será oferecido um curso para orientando sobre o uso do SIGEF (Sistema de Gestão da Fiscalização).
Terá continuidade, no próximo ano, o Projeto Tratamento Industrial de Sementes. As informações produzidas por meio do estudo serão disponibilizadas exclusivamente aos associados da APASSUL.
Também está confirmada para 2014 a 3ª edição do Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos.
Na ocasião, foi aprovado o reajuste de 8% nos valores das mensalidades e anuidades. Foi lembrado, ainda, que o mandato da atual diretoria termina no dia 31 de dezembro de 2013 e que a eleição dos representantes dos próximos 2 anos ocorre durante a Assembleia Geral Ordinária, no dia 11 de dezembro.