APASSUL apresenta primeiros dados de pesquisa sobre tratamento industrial de sementes
Brazil
July 11, 2013
Tendo em vista o aumento da utilização de produtos para o tratamento industrial de sementes, a APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS) idealizou um projeto para dar suporte ao seu associado nesta etapa da produção. O objetivo é avaliar a campo e em laboratório os principais produtos disponíveis no mercado para a cultura da soja.
Os primeiros ensaios foram realizados na safra 2012/2013. Foram conduzidos experimentos com um grupo de sementes tratadas com fungicidas e inseticidas, e outro grupo tratado com fungicidas, inseticidas e bioativadores. Os ensaios a campo foram feitos em Passo Fundo, Cruz Alta e São Luiz Gonzaga com o objetivo de avaliar estabelecimento inicial e rendimento final. Em laboratório, a proposta foi analisar a possível interferência dos produtos na qualidade fisiológica das sementes.
Responsável pelo projeto, o engenheiro agrônomo da APASSUL Jean Carlos Cirino conta que a pesquisa mostrou que os produtos utilizados no tratamento de sementes não interferiram na germinação da soja, e seu uso não resultou em uma diferença estatística de rendimento.
Entretanto, Eduardo Loureiro da Silva, diretor administrativo da APASSUL, ressalta que os resultados ainda não são conclusivos, e sim informativos. Os experimentos devem ser repetidos nas próximas duas safras de soja, oferecendo, assim, informações conclusivas.
Nesta primeira safra, o projeto teve o patrocínio da Basf, Bayer, Fmc, Syngenta, Alfredo Iñesta, Agrichem, Dimicron, Forquímica E Produquímica, e apoio da Universidade de Passo Fundo, Fundação Pró-Sementes, CCGL Tec e Laboratório Unilab.
More news from: APASSUL - Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS
Website: http://www.apassul.com.br/ Published: July 11, 2013 |
The news item on this page is copyright by the organization where it originated Fair use notice |