Brazil
December 22, 2023
As novidades foram apresentadas durante o mais completo dia de campo de horticultura da América do Sul, em Bragança Paulista (SP)
Para atender as mais recentes demandas do mercado de sementes de hortaliças e flores, a Sakata Seed Sudamerica apresentou 15 novos produtos desenvolvidos com genética totalmente adaptada às condições tropicais de cultivo, durante o seu tradicional dia de campo, o Sakata Field Day.
Considerado o mais completo dia de campo de horticultura da América do Sul, a edição de 2023 aconteceu durante cinco dias, no período de 27 de novembro e 1º de dezembro, na Estação Experimental da Sakata, localizada na cidade de Bragança Paulista (SP).
Ao todo, foram expostas durante o evento 135 variedades de hortaliças, de 25 espécies, a saber: Abóbora, Abobrinha, Alface, Berinjela, Beterraba, Cebola, Cebolinha, Cenoura, Chicória, Couve-Chinesa, Couve-Flor, Couve-Manteiga, Espinafre, Feijão-Vagem, Pepino, Pimentão, Quiabo, Rabanete, Repolho, Rúcula, Salsa, Tomate, Porta-Enxerto para Pepino, Porta-Enxerto para Pimentão, Porta-Enxerto para Tomate. Além disso, foram apresentadas também três variedades de flores, que se destacam por sua beleza, adaptabilidade e resistência.
Confira, abaixo, as principais variedades que foram lançadas pela Sakata no evento:
– Alface Crespa Ivy: plantas grandes e volumosas, de formato “bolinha” e eretas, com alto rendimento devido ao maior número de folhas por planta.
– Alface Crespa Peony: rusticidade e segurança, com ampla adaptação às condições tropicais de cultivo e aos mais diferentes ambientes.
– Cebola Prada: excelente adaptação a períodos com temperatura mais alta, com ótima tolerância a doenças foliares.
– Cenoura Alanna: com formato preferido pelo consumidor e qualidade muito superior ao padrão do mercado, possui ótima adaptação para verão e período de transição.
– Couve-chinesa Yukari: resistente à hérnia, pode ser comercializada no mercado fresco, embalado ou processado.
– Couve-flor Pamela: cabeças compactas e uniformes, com tolerância às oscilações climáticas e bacterioses.
– Pimentão Marielle: apresenta combinação entre alto desempenho e resistência, entregando mais segurança e estabilidade na colheita.
– Repolho Hoopoe: apresenta tolerância ao cracking (rachamento da cabeça) e também ao transporte em longas distâncias.
– Rúcula Lorena: possui a maior padronização de formato de folhas do segmento. Pode ser comercializada tanto em mercado fresco como processado.
– Tomate Caliper: elevado potencial produtivo, proporcionando maior longevidade de colheita com alto padrão de qualidade, com destaque para a firmeza de frutos.
– Tomate Da Vinci: apresenta amplo pacote de resistências e frutos grandes, da base ao ponteiro.
– Tomate Leblon: com pacote de resistências completo, possui ainda alta tolerância a manchas e rachaduras, evitando perdas em períodos chuvosos.
– Tomate Patriota: alto rendimento de frutos de elevada qualidade (cor, sabor, tamanho e elevada tolerância a doenças bacterianas).
– Tomate Sweet Vita: pacote de resistências inovador, possui longevidade de colheita com manutenção do rendimento e da qualidade.
– Begônia Viking: flor comestível e pet friendly, resistente à desidratação e ao sol pleno.