Brazil
December 30, 2019
Instituto de Botânica (IBt), está em busca de um bolsista de pós-doutorado para desenvolver um projeto de pesquisa no Núcleo de Pesquisa em Sementes, sob a supervisão do Dr. Claudio José Barbedo. O objetivo da pesquisa é analisar o impacto de tratamentos de controle de patógenos - térmicos e biológicos - na conservação em armazenamento de sementes nativas do Brasil, presentes nas áreas no Morro Grande e do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI).
A bolsa será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e está vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa intitulado “Desafios para a conservação da biodiversidade frente a mudanças climáticas, poluição e uso e ocupação do solo. O candidato selecionado receberá a bolsa, no valor de R$ 7.174,80, isento de imposto de renda, por 12 meses. E pode receber até 4 meses de bolsa no exterior (BEPE), de acordo com a tabela FAPESP.
Para se candidatar, é preciso apresentar a capacidade de trabalhar em equipe interdisciplinar e colaborar na orientação de alunos de graduação e pós-graduação e na condução de projetos de pesquisa do grupo de pesquisa ao qual se inserirá. São exigidos os seguinte pré-requisitos:
a) Doutorado em Botânica, Ecologia ou áreas de concentração afins, obtido há no máximo 05 anos;
b) Experiência anterior, em nível de pós-graduação, no desenvolvimento de estudos que envolvam aspectos fitossanitários e fisiológicos e/ou bioquímicos de sementes, preferencialmente visando à viabilização da formação de bancos de sementes e/ou plântulas, comprovada por meio de pelo menos 01 artigo publicado como primeiro(a) autor(a), preferencialmente nos últimos 05 anos.
c) Domínio de técnicas relacionadas à patologia de sementes.
d) Experiência com tratamentos alternativos de sementes (físicos e biológicos) e microbiologia de fungos (isolamento e manutenção de culturas).
e) Bom conhecimento de língua inglesa (comunicação e escrita).
O prazo máximo de recebimento de candidaturas é dia 10 de janeiro de 2020. Os candidatos receberão um e-mail informando se foram ou não selecionados. Para se inscrever ou sanar qualquer dúvida sobre a vaga, os interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável, Dr. Claudio José Barbedo, pelo e-mail cjbarbedo@yahoo.com.br.