Brazil
May 21, 2019
![](https://www.abrates.org.br/img/banner_posts/5b41720e-0dae-4838-951f-66045a4a35a0_toposite-vigor-1557296937.png)
O curso tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos sobre as metodologias atualizadas dos principais testes de vigor, passíveis de aplicação e que podem ser implementadas para a soja, nos laboratórios de análise de semente.
1.1 O CURSO
Dentre os diversos testes de vigor que podem ser utilizados atualmente em sementes, o teste de tetrazólio é o mais amplamente aplicado na avaliação da qualidade de sementes da soja. Entretanto, existem outros testes que podem também ser utilizados com sucesso. Entre esses, destacam-se os de envelhecimento acelerado, de condutividade elétrica, de frio, de velocidade de germinação, de comprimento de plântula, de peso de matéria seca, classificação de vigor de plântula, deterioração controlada, germinação a baixa temperatura, além de testes rápidos para determinação de dano mecânico como o hipoclorito de sódio e copo medidor.
A utilização desses testes de vigor pelos laboratórios de semente possibilita um refinamento no sistema de controle de qualidade. Isso resulta na produção de semente de qualidade mais elevada, propiciando a colocação no mercado de lotes de semente que apresentem qualidade superior, o que assegurará o estabelecimento da lavoura com plantas vigorosas e com estande ideal. As metodologias detalhadas desses testes serão cobertas durante o curso.
1.2 PÚBLICO
Profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes.
1.3 OBJETIVOS
O curso tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos sobre as metodologias atualizadas dos principais testes de vigor, passíveis de aplicação e que podem ser implementadas para a soja, nos laboratórios de análise de semente.
1.4 METODOLOGIA
As aulas teóricas abrangem a conceituação sobre “vigor em sementes” e os princípios dos principais testes de vigor.
Nas aulas práticas, são demonstradas detalhadamente as metodologias dos seguintes testes de vigor e de determinação de danos mecânicos: envelhecimento acelerado, frio, condutividade elétrica, Vigor-S, comprimento de plântula, classificação do vigor de plântula, tetrazólio, deterioração controlada, germinação a baixa temperatura e testes rápidos para a determinação de danos mecânicos (teste do hipoclorito de sódio e o teste do copinho medidor).
2.1 EQUIPE
INSTRUTORES
Ademir Assis Henning (Embrapa Soja)
Francisco Carlos Krzyzanowski (Embrapa Soja)
José de Barros França Neto (Embrapa Soja)
Julio Marcos Filho (ESALQ/USP)
Roberval Daiton Vieira (FCAV/UNESP-Jaboticabal)
Silvio Moure Cícero (ESALQ/USP)
Irineu Lorini (Embrapa Soja)
Fernando Augusto Henning (Embrapa Soja)
Francisco G. Gomes Júnior (USP/ESALQ
CLIQUE AQUI E REALIZE SUA INSCRIÇÃO