Brazil
April 13, 2026

Photo: Divulgação
Estão abertas as inscrições para o 15º Congresso Brasileiro do Algodão, que será realizado de 22 a 24 de setembro de 2026, em Belo Horizonte, MG. Realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – Abrapa, com apoio científico da Embrapa, o congresso é principal evento do setor no Brasil e reúne, a cada dois anos, os principais nomes da cotonicultura nacional. Esta edição traz como tema “Algodão brasileiro: fibra natural. Uma jornada com propósito, qualidade e transparência.”
Segundo o presidente da Abrapa, o propósito do congresso é a difusão do conhecimento: “Reunimos produtores, técnicos, pesquisadores, empresas e instituições para debater desafios, compartilhar soluções e conhecer inovações que maximizam nosso trabalho e investimento”.
A submissão de trabalhos científicos também já começou e segue até o dia 11 de junho. Para estudantes de graduação e pós-graduação, o prazo para concorrer à premiação vai até 14 de maio.
O pesquisador da Embrapa Algodão e membro da comissão científica Odilon Reny Ribeiro destaca a importância das pesquisas desenvolvidas por estudantes, pesquisadores e orientadores para o fortalecimento da cotonicultura brasileira. “O objetivo da premiação é estimular novos talentos a contribuírem com a pesquisa e a inovação na cultura do algodão”, afirma.
Serão aceitos trabalhos nas seguintes áreas do conhecimento: produção vegetal (fisiologia, ecofisiologia, fitotecnia, nutrição de plantas e sistemas de produção); agricultura digital; colheita e beneficiamento (qualidade de fibra e do caroço); controle de pragas; fitopatologia e nematologia; matologia e destruição de soqueira; melhoramento vegetal e biotecnologia; e socioeconomia.
Além da apresentação de trabalhos científicos, a programação do congresso inclui plenárias, hubs técnicos, workshops e minicursos, área de exposição e espaços de intercâmbio entre os diferentes elos da cadeia produtiva.
Mais informações e inscrições no site do congresso.