A vocação agrícola do Brasil: do pau-brasil à soja
Brazil
April 22, 2015
Hoje, 22 de abril, é dia do descobrimento do Brasil. Há 515 anos, os portugueses chegaram ao País, que ficou conhecido pela grande biodiversidade e fertilidade das terras.
A agricultura no Brasil sempre foi uma das principais bases da economia, mas você sabe qual é a história das nossas culturas?
No começo, os indígenas cultivavam, por exemplo, mandioca, amendoim, tabaco e milho. Também praticavam o extrativismo vegetal, para obter palha e madeira. Após a chegada dos portugueses, o pau-brasil passou a ser explorado e exportado e a cana-de-açúcar começou a ser cultivada na região Nordeste. Após o século XVII, muitas regiões iniciaram a produção de algodão, tabaco e cacau.
O cultivo do café iniciou-se, em 1727, ganhando grande destaque no País, principalmente na região Sudeste. Naquele momento, o Brasil passou a ser responsável por mais da metade da produção mundial do grão.
Além do café, houve crescimento, no século XIX, de culturas como o cacau, na Bahia, o fumo e a borracha.
Em 1973, a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foi criada, expandindo as fronteiras agrícolas. O investimento do cultivo de algodão e de feijão voltaram a crescer, mas a soja, introduzida em 1882, ganhou lugar de extrema importância na economia.
Em 1995, a região Sudeste contribuía em 41,8% para o agronegócio e, a região Sul, em 30%.
Atualmente, o Sudeste é o maior produtor nacional de frutas. Já o Sul, contribui com culturas, entre tantas, de arroz, feijão, milho, soja, trigo e cebola. A região Nordeste se destaca na produção de banana, como maior produtora nacional, mandioca e arroz. O Norte é o segundo no ranking de produção de banana e, o Centro-Oeste, possui culturas como o girassol, trigo e cevada.
E para comemorar: o Brasil é o maior produtor de café e soja do mundo!
More news from: Syngenta Brasil
Website: http://www.syngenta.com.br Published: April 21, 2015 |