Brazil
May 13, 2015
- Programas de monitoramento de fungos e lagartas são apresentados em Goiás
- Variedades de soja e manejo inteligente contra doenças serão as principais abordagens
Com a temática “Em todo o ciclo da soja, conte com a Bayer”, a Bayer CropScience participa da 14ª edição da Tecnoshow Comigo, que acontece entre os dias 13 e 17 de abril, em Rio Verde (GO). No evento, a empresa leva aos produtores do Centro-Oeste soluções que contribuem com o potencial produtivo das lavouras de soja, começando pelo plantio e passando pelas fases vegetativa e reprodutiva da lavoura, resultando em melhor produtividade.
“O objetivo principal do produtor é obter bons resultados e atingir o máximo potencial na lavoura de soja. Diversos fatores podem influenciar a produção de grãos, por isso é fundamental estar atento às boas práticas de manejo”, explica Mariel Augusto Alves, gerente Comercial da Bayer CropScience para a região de Rio Verde (GO).
A Bayer levará soluções integradas para a cultura da soja, desde a semente até a colheita. “Também destacaremos o manejo preventivo das lavouras contra problemas que prejudicam a produtividade. Estamos presentes em todo ciclo da soja com soluções que incluem diversas etapas do processo produtivo, inclusive com a oferta de sementes adaptadas à região”, diz Mariel. Neste processo, além de produtos, a empresa ainda oferece consultorias e serviços necessários para ajudar os agricultores a produzir mais e melhor.
No estande da empresa os visitantes conhecerão variedades de sementes de alto potencial produtivo, amplamente cultivadas no Cerrado, além de ter acesso às soluções de proteção de sementes (produtos, equipamentos, serviços e recobrimentos) oferecidos pelo Bayer SeedGrowth™ (www.seedgrowth.bayer.com.br); inovadoras soluções de proteção de cultivos e programas que fazem a diferença no manejo das lavouras, como o ‘De Primeira, Sem Dúvida`, que destaca os fungicidas FOX® e Sphere®Max, e o ‘Bayer Contra Lagarta’, que trabalha com os inseticidas CropStar®, Belt®, Connect®, Certero®, Larvin® e Turbo®.
“Para nós, da Bayer CropScience, é uma grande satisfação fazer parte deste importante evento promovido pela Comigo, demonstrando que a sólida parceria com a cooperativa beneficia os produtores rurais goianos e faz com que a agricultura do Estado seja reconhecida pela qualidade e pela quantidade do que se é produzido por aqui”, destaca o executivo.
Tudo começa na semente – Outro destaque fica por conta da apresentação das principais sementes de soja da Bayer para a região Centro-Oeste, entre elas, variedades desenvolvidas pela empresa. De acordo com o executivo, faz parte do compromisso da companhia disponibilizar variedades diferenciadas de soja, atendendo às necessidades específicas dos clientes. “Nossos materiais se adaptam às condições de solo e clima, com alto potencial produtivo e qualidade de grão. É nossa contribuição para o sucesso do negócio de nossos clientes.”
Biorregulador – Para Alves, a participação da Bayer na feira está alinhada com a estratégia da empresa de manter o foco nas necessidades do agricultor. Entre as tecnologias em destaque está o Veritas™, biorregulador que visa à eficiência de cultivos de soja e feijão. O produto melhora a capacidade das plantas de fixar flores e vagens, contribuindo para o preenchimento de grãos em estágios críticos de seu desenvolvimento. “Veritas™ é uma tecnologia patenteada e única no mercado brasileiro, tem sido um grande ganho na produção de soja em Goiás”, acrescenta o executivo.
Segundo ele, um dos momentos críticos para a cultura é o da fixação e pegamento das flores, bem como o enchimento de vagens. Quanto maior o número de grãos por vagens e, o total de vagens por planta, maior será a produtividade por área. “É durante todo esse processo que a Bayer se faz presente”.
Reality show no campo – Outro importante projeto apresentado durante a Tecnoshow Comigo é o ‘De Primeira, Sem Dúvida’ (www.deprimeirasemduvida.com.br), que tem como objetivo o monitoramento de lavouras de soja em tempo real, por meio de câmeras em plantações de soja nas seis principais regiões da cultura no Brasil, com o acompanhamento direto de pesquisadores renomados no segmento de fitopatologia. A proposta é mostrar o melhor momento do uso de fungicidas nas lavouras de soja, evidenciando a necessidade da primeira aplicação na época correta.
Em Goiás, a estação de pesquisa fica em Rio Verde, monitorada em parceria com a Universidade de Rio Verde, tendo o mestre em Fitopatologia Luis Henrique Carregal como responsável pela área. O Estado tem grande importância no cultivo da oleaginosa no País, sendo o quarto maior produtor. Por isso, controlar bem as doenças na cultura da soja, com ênfase em uso, época e modo de aplicação de fungicidas, é um assunto a ser debatido. “Qualquer deslize no trato da soja acarreta em uma menor produtividade. ‘De primeira, Sem Dúvida’ norteia o agricultor na tomada de decisão”, explica Carregal.