home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Solution Page

Solutions
Solutions sources
Topics A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
  Species
 

Sementes F2: O Caminho Incerto! Invista na Qualidade, Colha a Excelência!


Brazil
October 11, 2023


Sementes infectadas de frutos com a virose CMV e folhas com sintomas
Sementes infectadas de frutos com a virose CMV e folhas com sintomas

 

Se você é um agricultor comprometido com o sucesso da sua colheita, a escolha das sementes é crucial. Enquanto as sementes F2 podem parecer uma economia no início, elas escondem armadilhas que podem prejudicar sua produção.

As sementes F2, muitas vezes obtidas de forma gratuita ou a baixo custo, principalmente em pimentão e melancia, podem parecer um bom negócio à primeira vista. No entanto, elas podem resultar em problemas no campo, como falta de uniformidade nas plantas, menor produtividade e risco de doenças. Proteja seu Investimento!

Por que arriscar em um campo onde não há garantias? O custo das sementes é apenas uma pequena parte dos gastos totais em uma lavoura. Invista em sementes certificadas para proteger seu investimento.

A explicação é simples, materiais híbridos são obtidos pelo cruzamento de duas linhagens, cada uma com características específicas; desse cruzamento, resulta um indivíduo, que possui o que chamamos de vigor híbrido, genético, que é facilmente identificado num campo devido seu vigor, resistência ou tolerância maior a doenças, alta produtividade, etc. Sementes F2 já saem perdendo pois não são resultantes do cruzamento dessas linhagens, o que leva a uma genética diferente da obtida através de sementes certificadas. Fora isso, para a produção de sementes são seguidos requisitos contra a incidência de doenças, de forma que elas não contaminem as sementes, além de processos como classificação por tamanho de semente e tratamento químico, que levam a uma uniformidade melhor de mudas e plantas no campo. 

A semente pirata pode servir também como uma porta de entrada para novas doenças, o agricultor que as compra não tem garantia de nada, uma semente F2 pode dar origem a plantas totalmente fora do padrão, sem garantia de produtividade. Nesta hora, lembramos que o custo da semente geralmente corresponde à menor parte dos gastos envolvidos numa lavoura, você iria investir em adubos, defensivos químicos e tempo em um campo em que não tem garantia? 

Além disso, a indústria de sementes utiliza o lucro obtido na venda dessas variedades para o desenvolvimento de novos materiais, que no final, visam resolver problemas do agricultor com relação a fungos, bactérias, nematóides, vírus, falta de água, etc. Se não houver mais venda de sementes certificadas, as empresas param de investir na cultura, impactando o agricultor, que deixa de ter acesso a produtos que o auxiliariam a produzir mais e melhor.

Na cultura do pimentão, a utilização de sementes tiradas (F2) quebra literalmente o potencial produtivo das plantas, gerando uma porcentagem expressiva de frutos com menor tamanho, tortuosos, sem formato definido, coloração irregular e baixo padrão para a comercialização, mas a principal ameaça é a transmissão de doenças extremamente agressivas como a antracnose dos frutos, o cancro-bacteriano e vírus altamente letais como o CMV e os tobamovírus PMMoV e ToMV.


 

Cancro-bacteriano, transmissível por sementes Cancro-bacteriano, transmissível por sementes
 


 

Tobamovírus PMMoV Tobamovírus PMMoV

 



More solutions from: Bayer Vegetable Seeds


Published: October 13, 2023


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved