Brazil
May 20, 2016
Os agricultores que ainda não garantiram suas sementes de soja para safra 2016/2017 podem ter dificuldade para encontrar as variedades que desejam para suas lavouras. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), este foi um ano atípico na produção de sementes de soja no país, pois as condições climáticas causaram perdas em algumas regiões.
“Faltar semente para o agricultor plantar não vai. Mas, haverá uma escassez das variedades mais procuradas e aqueles que deixarem para comprar a semente mais tarde terão dificuldade em conduzir suas lavouras com o que haviam planejado”, alerta o presidente da ABRASS, Marco Alexandre Bronson e Sousa.
Ele explica que a região agrícola do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) sofreu, em algumas áreas – como o oeste da Bahia – uma seca severa e altas temperaturas, o que ocasionou prejuízos na produção de sementes. Mato Grosso também teve algumas regiões mais prejudicadas devido ao clima.
A orientação da associação é que os agricultores procurem seus fornecedores de sementes para que verifiquem a disponibilidade dos materiais desejados para suas propriedades.
“Alguns materiais mais procurados em cada região já se esgotaram. Sabemos que o crédito está mais difícil esse ano e, por isso, muitos produtores rurais podem deixar os pedidos para mais tarde. Porém, com o estreitamento da oferta em relação à demanda, é importante informarmos como está o cenário e deixar esse alerta”, finaliza Marco Alexandre.