Brazil
August 4, 2015
O site Hortaliças na Web, presente no portal www.embrapa.br/hortalicas, expandiu o seu raio de ação e ganhou as vias do Distrito Federal. Os nove veículos (entre ônibus e vans) que fazem o transporte dos funcionários da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) vêm circulando com mensagens relacionadas às diversas formas de consumo de hortaliças, incluindo dicas para evitar alguns tipos de desperdício. Ferramenta publicitária, o busdoor é composto, normalmente, de um adesivo com a mensagem que se quer divulgar no vidro traseiro dos veículos.
Entre as quatro vertentes que compõem o site - Quem quer Saúde vai à Feira; Hortaliça e Dinheiro não se Jogam Fora; Hortaliça Combina com todas as Refeições e; Como obter o Melhor de Cada Hortaliça – são expostas nos cartazes as questões referentes aos temas do desperdício e na combinação com outros alimentos. De acordo com a pesquisadora Milza Lana, que atua na área de Pós-Colheita, e que idealizou o site, "a ideia do busdoor é vincular a imagem da Embrapa Hortaliças a um serviço que a instituição pode prestar, na medida em que leva a informação que já existe no Hortaliças na Web para o público em geral", discorre a pesquisadora, que vem acrescentando, periodicamente, novas seções à página, a partir dos temas acima.
Para a pesquisadora Rita Luengo, também da área de Pós-Colheita, uma das vantagens em utilizar um instrumento como o busdoor refere-se ao alcance e à maior visibilidade que proporciona ao trabalho desenvolvido pela Embrapa Hortaliças. "Vejo como uma abrangente e eficiente forma de comunicação com a população, com a vantagem de ser uma mensagem em movimento, já que circula em muitos lugares da cidade", anota.
ESTÍMULO
Além do Hortaliças na Web, a Unidade desenvolve outras ações que também procuram estimular o consumo de hortaliças a partir do (re) conhecimento de sua importância para uma alimentação saudável. O programa Embrapa & Escola é um bom exemplo. Às crianças de escolas públicas e privadas do Distrito Federal que visitam a Unidade são proporcionados "passeios" ao universo das hortaliças, envolvendo desde a concepção de um projeto de pesquisa aos passos seguidos no desenvolvimento de uma nova variedade, mais produtiva e com mais nutrientes.