News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts
 

Cresce área plantada com transgênicos no Brasil, aponta relatório
Brasília, Brazil
January 18, 2007

Lana Cristina, Agência Brasil

A área plantada com culturas geneticamente modificadas no Brasil aumentou 2,1 milhões de hectares em 2006 em comparação com 2005. Com isso, o país tem hoje 11,5 milhões de hectares plantados com soja e algodão transgênico. Os dados são do relatório anual* do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), uma organização voltada para a difusão do conhecimento e das aplicações da biotecnologia no mundo.

Segundo o diretor do ISAAA no Brasil, Anderson Galvão, o país lidera o crescimento da biotecnologia na América Latina, com um aumento de 22% na adoção desse tipo de tecnologia. O Brasil tem hoje a terceira maior área plantada de transgênicos. Em primeiro lugar, vem os Estados Unidos, com 54,6 milhões de hectares e em segundo a Argentina, com 18 milhões de hectares de área com culturas geneticamente modificadas.

Num cenário de crescimento projetado para daqui a dez anos, Galvão acredita que o Brasil ultrapassará a Argentina em área plantada com transgênicos. “Hoje, a soja transgênica tem 11,4 milhões de hectares e 120 mil hectares de algodão Bt, resistente a inseto. O crescimento que se espera para os próximos dez anos será impulsionado pelo milho transgênico, que está para ser aprovado pela CTNBio [Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia], e também pelo algodão e pela cana-de-açúcar modificada, cujas pesquisas estão avançando muito”, avaliou o diretor do ISAAA.

As lavouras de culturas geneticamente modificadas ocupam hoje, no mundo, uma área de 102 milhões de hectares, um crescimento de 13% em área plantada em relação a 2005. O maior plantio é o de soja, com 58,6 milhões de hectares, ou 57% do total. Depois, vem o milho com 25,1 milhões de hectares plantados, ou 25% do total. E, na seqüência, o algodão com 13,4 milhões de hectares e a canola com 4,8 milhões de hectares plantados.

O relatório indicou ainda que o crescimento da adoção das plantações transgênicas foi maior nos países em desenvolvimento, num total de 21%, contra 9% de crescimento na adoção de culturas modificadas nos países industrializados. Com isso, os países em desenvolvimento são responsáveis por 40% da área plantada com transgênicos. O ISAAA apurou em há 10,3 milhões de agricultores lidando com culturas transgênicas no mundo, sendo que mais de 90%, ou 9,3 milhões deles, pequenos produtores de países em desenvolvimento.

* http://www.isaaa.org/Resources/Publications/briefs/35/executivesummary/pdf/Brief%2035%20-%20Executive%20Summary%20-%20Portuguese.pdf

News release

Other news from this source

18,174

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2007 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2007 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice