News section

home  |  news  |  solutions  |  forum  |  careers  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise  |  contacts

 

Brasil: Câmara dos Deputados aprova MP que permite cultivo de transgênicos perto de unidades de conservação
Brasília, Brazil
December 21, 2006

Iolando Lourenço, Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou há pouco a Medida Provisória 327, que permite o cultivo de transgênicos nas chamadas zonas de amortecimento (faixas de 500 metros entre as plantações e as áreas ambientalmente protegidas) de unidades de conservação, em áreas de proteção de mananciais de água utilizável para o abastecimento público, e nas áreas declaradas como prioritárias para a conservação da biodiversidade.

O relator, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), explicou que decreto do Poder Executivo já estabelecia a zona de amortecimento, mas não tinha validade até a edição da MP.

O texto foi aprovado simbolicamente, mas o líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS), pediu votação nominal da proposta. Fontana disse que a bancada petista não concorda com a redução do quórum – de 18 (dois terços) para 14 (maioria absoluta) dos 27 integrantes – para as decisões da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio). Votaram pela aprovação 247 deputados e pela rejeição, 103.

O texto que seguirá para apreciação do Senado Federal libera a comercialização de algodão transgênico plantado sem autorização da CTNBio e colhido em 2006. E estabelece que os caroços do algodão deverão ser destruídos ou usados para a produção de biodisel. O relator incluiu a prorrogação do prazo de vigência das novas regras de rotulagem de alimentos lácteos e infantis, disciplinado pela lei 11 265/06. As regras deveriam entrar em vigor no dia 3 de janeiro de 2007 mas agora passarão a valer a partir de 3 de julho.

"Tenho a convicção de que este projeto de lei de conversão responde de maneira adequada à exigência do País, resguarda as questões de natureza ambiental, aposta na nossa tecnologia, mantém como instância de recurso para utilização comercial o Conselho Nacional de Biossegurança", disse o relator, ao defender a aprovação da proposta.

Outra MP aprovada pelos deputados, a de número 326, abre crédito extraordinário de R$ 1 bilhão em favor do Ministério da Fazenda para a manutenção da política de preço mínimo do setor agrícola. O relator foi o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) e o texto seguirá para o Senado. Os recursos serão aplicados na realização de leilões de soja antes mesmo da colheita da safra 2006/7.

Os deputados também aprovaram a MP 329, que permite ao Poder Executivo contratar temporariamente, sem concurso público, 60 profissionais para trabalhar no controle do tráfego aéreo. O relator, deputado Abelardo Lupion (PFL-PR), acatou emenda da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) estabelecendo que a contratação poderá ser por até dois anos, prorrogáveis por mais dois. O texto original previa a contratação até 31 de dezembro de 2007.

Agência Brasil

Other news from this source

17,937

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2006 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2006 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice