News section
Paraná prevê redução em 7,3% da área de plantio de milho
Curitiba, Brasil
October 1, 2004

O Paraná deve reduzir em 7,3% a área de plantio de milho na safra 2004/05. A informação é do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura. A previsão inicial, que era de 1,28 milhão de hectares, passou para 1,25 milhão. De acordo com a engenheira agrônoma Vera Zardo, se confirmada, esta será a menor área cultivada com milho na safra normal numa série histórica de 30 anos.

Considerando condições normais de clima, a produção estimada é de 7,06 milhões de toneladas, 8% inferior à colheita da safra passada, quando foram colhidas 7,66 milhões de toneladas.
Aproximadamente 30% das lavouras foram semeados e o plantio está atrasado. Segundo a Secretaria da Agricultura, em condições normais este percentual ficaria entre 35% a 40%.

Vera Zardo explicou que a decisão do produtor de optar pelo plantio de soja se deve à maior estabilidade da cadeia e do mercado, às maiores facilidades para entrega e comercialização do produto e, principalmente, à liquidez constante. "Apesar de as perspectivas do mercado internacional de milho no médio e no curto prazo serem melhores que para a soja, a área cultivada com a oleaginosa no Paraná será recorde novamente, atingindo 4,095 milhões de hectares, com previsão de produção de 12,44 milhões de toneladas", estima a técnica do Deral.

De acordo com Zardo, o aumento no custo de produção, estimado em 17%, e a falta de garantia na comercialização, como uma venda antecipada que assegure uma remuneração sobre o custo de produção, deixaram o produtor inseguro em apostar no plantio de milho.

Lúcia Nórcio, Agência Brasil

Other news from this source

10,085

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2004 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2004 by
SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice