home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Brasmax líder em genética de soja no Brasil: como chegamos nesse patamar?


Brazil
12 de Agosto de 2020

O começo: quebrando paradigmas.

O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, finalizando a safra 19/20 com uma produção de 120,9 toneladas. Segundo o USDA, nos próximos 10 anos, seremos o país com maior crescimento em área, exportando 96,1 milhões de toneladas, o que equivale a 49% do total. Isso, sem dúvidas, faz com que o Brasil continue sendo um país de muitas oportunidades no setor agrícola, principalmente na sojicultura.
 


Desenvolver cultivares de soja com elevado potencial produtivo e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da agricultura brasileira é o principal negócio da Brasmax Genética, companhia que começou suas atividades no Brasil em 2003.

Suas primeiras variedades de soja foram lançadas em 2007. Produtos precoces que acabavam facilitando o aumento da área de milho safrinha, plantas de hábito de crescimento indeterminado, uma estrutura de planta melhor, mais ereta, tornando-a resistente ao acamamento e, como principal característica do programa, de melhoramento, com foco em potencial produtivo.
 


Essas características favoreceram uma mudança no mercado, que pode ser visualizada na figura 1.
 

Na região Norte do país a situação não foi diferente. Com o mesmo foco no máximo rendimento, os primeiros lançamentos foram produtos com características bem diferentes das encontradas no mercado, proporcionando movimentações semelhantes às do Sul (figura 2).
 

 Figura 2 – Características do mercado do Cerrado entre 2013 e 2019.
 

Máximo rendimento na safra

O foco do nosso programa de melhoramento genético é o rendimento.

Levamos soluções mais produtivas para todas as regiões sojícolas do Brasil, buscando entender as necessidades do agricultor e as particularidades de cada área. Somado a isso, ainda temos o setor de desenvolvimento de produto, que entrega as melhores recomendações de cada cultivar nas diferentes regiões do país, visando explorar o máximo de seu potencial.

Abaixo, temos alguns pontos importantes ao desenvolvimento das cultivares de soja Brasmax:

– Redução do tempo de desenvolvimento de produtos – trabalhamos com um programa de melhoramento mais rápido. Reduzimos em torno de 4 a 5 anos o tempo médio para ser desenvolvida uma cultivar de ponta.

– Gerações de inverno – trabalhar com os genótipos no Brasil, Argentina e Estados Unidos nos dá uma maior velocidade de análise das informações, uma vez que fazemos mais safras ao ano.

– Intercâmbio de germoplasma – atuamos com pesquisas em diversos países no mundo. Isso nos ajuda a aumentar a variabilidade genética de nossa população e, assim, ter mais chances de encontrar melhores produtos.

– Tecnologias – trabalhamos com todas as biotecnologias disponíveis no mercado para podermos fornecer aos agricultores as mais variadas ferramentas de manejo, a fim de que possam explorar cada vez mais as suas áreas.

– Teste em escala – temos mais de 1,4 milhão de parcelas experimentais que são responsáveis por gerar informações úteis para a seleção de cultivares.

– Programa de sanidade – todos os nossos produtos passam por rigorosos testes de sanidade para que possamos caracterizar seu comportamento frente a algumas doenças analisadas, dentre elas: fitóftora, mancha-alvo, mancha-olho-de-rã, nematoides, macrophomina, mofo branco, entre outras.

– Ferramentas de fenotipagem, seleção molecular, mapeamento gênico, seleção genômica, NBTs (figura 3) – são diversas ferramentas que permitem uma maior velocidade e precisão na seleção das características desejadas e na predição dos genes de interesse.
 


Figura 3 – Planta modificada através da técnica de edição gênica.
 

Todos estes processos promovem mais agilidade ao nosso programa de melhoramento, fazendo com que o agricultor tenha acesso a melhores cultivares de soja de maneira mais rápida.

Liderança no Brasil

O primeiro ano comercial da Brasmax foi o de 2008. No ano de 2010, atingiu a liderança da região Sul, tornando-se a empresa de genética de soja mais importante dessa região.

Após quatro anos de atividades comerciais no Brasil, tornou-se a empresa mais importante em genética do país e hoje possui mais de um terço da área sojícola com seus cultivares. Isso só foi possível por entregarmos produtos com alto potencial produtivo, com recomendações assertivas para cada região do Brasil, entendendo cada necessidade dos agricultores.
 


Outros pontos de destaque da marca:

  • Mais de 60% dos agricultores do país plantam Brasmax;
  • em média, mais de 50% das áreas dos agricultores são com cultivares Brasmax;
  • a marca Brasmax está em mais de 70% das menções dos agricultores sobre marcas de genética de soja;
  • na safra 2019/20, as cultivares Brasmax foram campeões em todas as categorias do CESB, sendo este um feito inédito no desafio, além de ser bicampeã consecutiva com a cultivar Brasmax Zeus IPRO;
  • na safra 2018/19 e 2019/20, a cultivar Brasmax Zeus IPRO foi campeã no desafio CESB em todos os estados onde possui recomendação.

Todos esses dados revelam a presença da marca e o novo patamar de produtividade, trazido pelas cultivares Brasmax, na produção das principais  regiões sojícolas do país, mostrando a paixão pelo campo e o compromisso Brasmax com o máximo rendimento.

É com essa visão que a Brasmax continua trabalhando e aprimorando, de acordo com as exigências e as necessidades do mercado, os seus produtos. E é por meio da parceria com produtores, também comprometidos com o desenvolvimento da agricultura que seguimos atingindo resultados cada vez melhores ano após ano.

 



More news from: Brasmax Genética


Website: http://brasmaxgenetica.com.br/

Published: August 13, 2020

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved