home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Soja BT: tecnologia pode estar com os dias contados


Brazil
August 2017

​Fonte: CIB - Conselho de Informações sobre Biotecnologia

Soja Bt é uma excelente ferramenta de controle de pragas. Geneticamente modificado, o grão Bt possui o gene da bactéria Bacillus Thuringiensis, que age como inseticida natural contra as principais pestes que atacam as lavouras, tornando-se um grande aliado do agricultor. Mas, em busca de resultados rápidos, muitos produtores se esquecem das boas práticas de plantio deste super-grão, como a adoção dos refúgios. A consequência é a criação de pragas muito resistentes e de um futuro incerto para esta tecnologia sustentável de controle de pragas.

CONTROLE SUSTENTÁVEL

Ao plantar a soja Bt o produtor deve ter em mente que terá em sua plantação um “inseticida” atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana, no controle de sua praga-alvo. Porém, para que este sistema de produção seja sustentável, é necessário levar em conta a resistência dos insetos à bactéria.

A pressão de seleção para insetos resistentes acontece com os mais diferentes métodos de controle – inseticidas ou Bt. Quando isto ocorre, os insetos mais fortes podem aumentar sua população e prejudicar todo o controle de pragas. Para Adeney de Freitas Bueno, doutor em entomologia da Embrapa Soja de Londrina (PR), é muito importante que ao adotar a soja Bt, o produtor faça o plantio do refúgio. “Essa é uma campanha que temos feito sempre, mas infelizmente a adoção do refúgio não tem sido uma unanimidade”, afirma. Outra técnica, o Manejo Integrado de Pragas (MIP), também deve ser levada em conta junto da criação dessas áreas refúgio.

O PLANTIO DO REFÚGIO

O refúgio é uma área em que a soja Bt não está plantada e em que as pragas são tratadas com uso de defensivos – mas seguindo sempre o Manejo Integrado de Pragas (MIP). Com isso, cria-se uma população de insetos não resistentes à bactéria Bacillus Thuringiensis e que irá cruzar com outros insetos de fora do refúgio, expostos à Bt e já resistentes a ela.

O resultado é uma nova população de pragas sensíveis à soja Bt e o aumento do tempo de eficiência desta tecnologia. Adeney de Freitas sugere que os produtores que forem usar esta super soja adotem os 20% do talhão com não Bt, que é área recomendada de refúgio. “O produtor, muitas vezes, acaba plantando 100% de Bt na área e isso vai levar a tecnologia a se perder ao longo do tempo, como ocorreu com o milho. Precisamos reverter esse quadro, e se a gente não conseguir, a soja Bt não terá vida longa”, completa.

FUTURO COMPARTILHADO

Por falta de uma legislação que obrigue o plantio da área de refúgio, muitos produtores ainda não aderiram a esta prática. Buscando retorno financeiro imediato, acabam optando por plantações com total uso do transgênico, que tem rentabilidade superior, mas compromete a eficácia da tecnologia.

O Ministério da Agricultura ainda busca soluções para incentivar a prática do refúgio, como acesso diferenciado ao crédito para produtores de lavouras de soja, milho e algodão que comprovarem a aplicação. Mas enquanto políticas e medidas não são criadas, é essencial que cada produtor tenha consciência das consequências do uso indiscriminado da tecnologia Bt.



More news from: Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)


Website: http://cib.org.br

Published: August 10, 2017



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved