home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Academia de Ciências dos EUA afirma que alimentos transgênicos são seguros


Brazil
May 18, 2016

Transgênicos são seguros para a alimentação humana, animal e para o meio ambiente. Essa é a conclusão de um novo estudo publicado nesta terça-feira (17) pela Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos. A instituição reúne cientistas prestigiados e, desde 1863, serve de conselheira para as decisões do governo norte-americano. Para compor o relatório, o comitê de pesquisadores examinou mais de mil publicações acadêmicas sobre organismos geneticamente modificados (OGM), ouviu mais de 80 manifestações em audiências públicas e seminários e analisou mais de 700 comentários enviados pela população. O texto afirma que os especialistas não encontraram diferenças que apontem para um maior risco dos alimentos transgênicos quando comparados com variedades convencionais.

De acordo com a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e Ph.D em Ciências Biológicas, Adriana Brondani, o levantamento confirma o que décadas de análises e experiência no campo já demonstravam. “Ao longo de 20 anos de adoção de transgênicos no mundo, período em que esses produtos foram rigorosamente testados, a biotecnologia agrícola trouxe benefícios agronômicos e demonstrou potencial para resultar em outros ganhos para a sociedade”.

Além da segurança para a alimentação humana e animal, o relatório analisa as implicações do consumo de OGM para a saúde. O trabalho afirma que não há evidências de que os transgênicos provoquem obesidade, diabetes, doenças renais, doença celíaca, alergias, autismo ou câncer. No que diz respeito ao meio ambiente, o levantamento também revela que não foram encontradas quaisquer relações entre problemas ambientais e as culturas geneticamente modificadas (GM).

Essa é a mais recente publicação da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos, entidade que reúne diversos pesquisadores independentes. Estudo anterior, conduzido pela mesma instituição e divulgado em 2010, concluiu que a engenharia genética trouxe benefícios para o meio ambiente e para os agricultores americanos.

Fonte: Academia de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos, 17 de maio de 2016.



More news from:
    . National Academies of Sciences
    . Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)


Website: http://www.nasonline.org/

Published: May 18, 2016



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved