home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Quatro informações fundamentais sobre transgênicos


Brazil
October 18, 2013

Source: CIB
Por Adriana Brondani¹ Luciana Liboni² Marcelo Gravina³

Pesquisadores-300x200

É comum encontrarmos conteúdos alarmistas sobre organismos geneticamente modificados (OGM) na internet. É o caso da matéria “Sete alimentos transgênicos que você deveria evitar”, baseada em um texto originalmente publicado no Blog Care2. Assim como essas matérias, outras cometem erros semelhantes e, diante desse cenário, gostaríamos de elucidar algumas questões importantes sobre modificações genéticas.

1) Comunidade científica internacional reconhece biossegurança de transgênicos – Embora, de fato, haja desinformação a respeito dos OGM, a falta de conhecimento ocasiona o equívoco de considerar esses produtos inseguros, não o contrário. Nunca foi registrado impacto negativo na saúde humana ou animal nos mais de 15 anos em que os transgênicos são amplamente utilizados em, pelo menos, 50 países. Afirmação contrária a essa não encontra respaldo na literatura científica mundial.

Apenas para citar uma referência recente e de alta confiabilidade, a Comissão Europeia divulgou, em 2010, um balanço dos estudos financiados pela própria instituição na última década a respeito dos transgênicos. Dos 50 projetos de pesquisa apresentados na publicação, trabalhos que envolveram mais de 400 grupos de investigação científica, a principal conclusão é a de que “não há nenhuma evidência científica associando os OGM a maiores riscos que as suas variedades convencionais”.

Além da referência bibliográfica da Comissão Europeia, há diversos estudos científicos internacionais que ressaltam os benefícios para o meio ambiente oriundos do cultivo de transgênicos. Um exemplo é a pesquisa da Graham Brookes e Peter Barfoot (2011), segundo a qual houve redução no uso de inseticidas nas lavouras desde a adoção das culturas transgênicas em 1996. No Brasil, uma estimativa da consultoria Céleres para os próximos 10 anos indica que o Brasil pode economizar cerca de US$ 80 bilhões com a adoção da biotecnologia agrícola. O estudo prevê a redução do uso de 133,95 bilhões de litros água (em virtude da diminuição de aplicação de defensivos químicos), volume suficiente para prover as cidades de Recife e Porto Alegre por um ano.

2) Transgênicos não causam alergias nem são tóxicos para a saúde humana – Também é preciso esclarecer que alergenicidade é uma reação adversa que certos grupos de alimentos podem causar. Basicamente, onze grupos de alimentos provocam 90% das alergias. Entretanto, essas reações independem de o alimento ser transgênico ou não. Até hoje, não há estudos que comprovem a ocorrência de alergenicidade associada ao consumo/ingestão de OGM. Neste ponto, deve-se observar que os transgênicos também podem apresentar teores nutricionais mais elevados. O arroz dourado, por exemplo, ganhou esse nome graças à sua cor amarelada proveniente dos altos níveis de betacaroteno, fonte de vitamina A, nutriente cuja deficiência pode levar à cegueira. Produtos como esse ainda não estão no mercado, mas ilustram o potencial da biotecnologia de contribuir para a saúde humana.

3) A biotecnologia tonou a produção de substâncias mais fácil e segura – Para além da alimentação, hoje, graças às técnicas de biotecnologia moderna, é possível produzir por meio de microrganismos geneticamente modificados substâncias que antes eram obtidas via métodos menos estáveis e potencialmente mais inseguros. A insulina, por exemplo, até a década de 1980 era extraída de gado e de suínos e, frequentemente, causava alergias. De lá para cá, foi desenvolvida a técnica que permite que ela seja produzida por microrganismos transgênicos, o que a tornou mais segura e aumentou a eficiência dos tratamentos. O mesmo raciocínio pode ser aplicado à produção do hormônio do crescimento (hGH), hoje feito de maneira segura a partir de técnicas da biotecnologia. Anteriormente, ele era extraído da hipófise de cadáveres e houve casos de pessoas que se contaminaram com doenças neurológicas.

4) A Legislação sobre transgênicos no Brasil é reconhecida por seu rigor e estabilidade – Por fim, cabe ressaltar que no Brasil, os transgênicos disponíveis comercialmente são submetidos a rigorosas análises de biossegurança – avaliações pelas quais não passam os alimentos convencionais. Só depois disso são aprovados para cultivo e consumo. O País possui um sistema regulatório complexo, eficiente e respeitado mundialmente. A Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/05) exige que qualquer OGM passe pela avaliação criteriosa da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, a CTNBio, formada por 54 doutores em todas as áreas relacionadas à segurança dos transgênicos. A rotulagem dos produtos transgênicos nada tem a ver com questões de segurança do produto e não é um sinal de alerta para o consumo. Trata-se de respeitar o direito de informação do consumidor, que pode, assim, escolher o que deseja comer.

[1] Graduada em Ciências Biológicas, possui mestrado e doutorado em Bioquimica, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). É diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

[2] Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos relas instituições Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP) respectivamente. É conselheira do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

[3] Graduado em Agronomia, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, ambos pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS), e doutorado em Fitopatologia e Biologia Molecular pela University of Wisconsin. É professor associado da UFRGS e conselheiro Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

 



More news from: Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)


Website: http://cib.org.br

Published: October 18, 2013



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved