home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Embrapa Meio-Norte é destaque no desenvolvimento de cultivares


Brazil
January 22, 2013

Em quase 40 anos de atividades, a Embrapa Meio-Norte, com sede em Teresina, está no centro do desenvolvimento agropecuário brasileiro. A Unidade está posicionada em terceiro lugar no ranking de desenvolvimento e lançamento de cultivares leguminosas, no Sistema Embrapa de Pesquisa, que tem hoje 42 centros em quase todo o País, distribuídos entre unidades de Produtos, Temas Básicos e Ecorregionais.

O primeiro lugar no ranking, segundo um artigo do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, em 2012, pertence as cultivares de soja. A segunda posição é do feijão-comum. A Embrapa Soja, com sede em Londrina; e a Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás; desenvolveram e lançaram, com outras instituições, 300 cultivares de soja, e 50 de feijão-comum, respectivamente.

O portfólio tecnológico da Embrapa Meio-Norte se destaca no sistema de pesquisa pelo desenvolvimento e lançamento de 24 cultivares de feijão-caupi, indicadas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A Unidade contribuiu decisivamente, também, para o desenvolvimento de mais cinco cultivares por instituições parceiras. Ao todo, o Sistema Embrapa de Pesquisa desenvolveu e lançou 36 cultivares de feijão-caupi.

No artigo de Maurício Lopes, assinado também pelos pesquisadores Fábio Gelape Faleiro, Márcio Elias Ferreira, Daniela Biaggioni Lopes, Rafael Vivian e Leonardo Silva Boiteux, ele destaca as cultivares de feijão-caupi BRS Guariba e BRS Itaim. O trabalho de desenvolvimento dessas cultivares foi realizado pela equipe do feijão-caupi da Embrapa Meio-Norte.

Sobre a BRS Guariba, Maurício cita: “Foi a primeira cultivar de porte ereto e que é em grande parte responsável pela expansão do cultivo de feijão-caupi na região centro-oeste. Foi também a primeira a ser exportada abrindo mercados em vários Países asiáticos e europeus”.

No comentário sobre a BRS Itaim, o presidente da Embrapa cita: “Foi a cultivar primeiro tipo blackeye (tipo Fradinho), adaptada às condições brasileiras, que abriu perspectivas para expansão das exportações de feijão-caupi, principalmente para os Estados Unidos e os países africanos”.

Com produtividade média de 1,5 tonelada por hectare, a cultivar BRS Guariba é indicada, em regime de sequeiro, para os estados do Piauí e Maranhão. Já a BRS Itaim, que tem uma produtividade média de 1,4 tonelada por hectare, tem uma indicação mais ampliada. O cultivo dela é indicado, também em regime de sequeiro, para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A Embrapa Meio-Norte é responsável pelo Programa Nacional de Melhoramento Genético do Feijão-Caupi desde 1991.

 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: January 22, 2013



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved