home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Brasil - Biossegurança no uso de OGMs é debatida em webinar


Brazil
November 28, 2020

O pesquisador Paulo Barroso, da Embrapa Territorial, foi um dos palestrantes do webinar “Biotecnologia na agricultura brasileira: histórico e segurança”. O evento promovido pelo International Life Sciences Institute no Brasil (ILSI Brasil) ocorreu no dia 12 de novembro e também contou com a participação da professora Patrícia Fernandes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As palestras podem ser conferidas aqui .

Na presidência da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIo) desde abril deste ano, Barroso apresentou as atribuições do órgão, esclareceu alguns pontos relacionados à segurança no uso dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e abordou as grandes possibilidades proporcionadas pelo uso de transgênicos regulamentados.

Como observa o pesquisador, na agricultura, boa parte dos transgênicos disponíveis atualmente possuem genes bacterianos, seja para conferir tolerância a herbicidas, ou para oferecer resistência a insetos. Compete à CTNBio a liberação desses organismos para uso na sociedade, o que só ocorre, ele ressalta, após um rigoroso processo de testes com fins de certificar ausência de risco à saúde humana.

Para se chegar à liberação comercial de um transgênico, são promovidas avaliações segundo os critérios exigidos pela Resolução Normativa 24.

“Nada é feito sob o ponto de vista legal sem o aval da CTNBio. Ela verifica as instalações, avalia o projeto e promove ensaios em contenção e em campo”, disse. Ao final do processo, ele continua, espera-se que se tenha um novo OGM para ser disponibilizado à população.

Segundo ele, nenhum problema comprovado foi relatado à CTNBio até a presente data. “Pelo contrário, há inúmeros relatos que comprovam a segurança”, afirma.

Terapias gênicas

O uso de OGMs também abre grandes possibilidades no campo da medicina. Estamos falando das terapias gênicas. Paulo explicou como é possível a produção de medicamentos e hormônios em indivíduos que apresentam alguns genes não funcionais. Uma oportunidade para tratamento seria, ele explica, inserir um gene funcional humano dentro de um vírus e transportá-lo para um ser vivo que apresenta uma disfunção. Com estes procedimentos, os indivíduos que receberem o OGM passarão a não mais apresentar os sintomas, ou apresentá-los de forma atenuada.

Outra possibilidade é levar  para uma bactéria fragmentos de DNA humano que carregam o código para a produção de insulina, por exemplo. “Com isso, pode-se estimular  a produção de insulina - ou diversos outros tipos de hormônios - de forma rápida, segura e barata”, disse.

 
Sobre a CTNBio

Órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Composta por 54 membros, sendo 27 titulares e 27 suplentes - todos doutores, de notório saber. A Comissão regula todas as atividades que envolvem OGM no País. Ela autoriza experimentos, credencia instalações, produz normas que regulamentam o uso e o manuseio de OGMs, avalia o risco de OGMs e, a partir dessas análises, faz as recomendações para a liberação comercial.

A CTNBio trabalha exclusivamente com saúde animal, saúde humana e meio ambiente. Questões que extrapolam essa esfera são tratadas pelo Conselho Nacional de Biossegurança, formado por ministros de Estado.

As reuniões da CTNBio da primeira quarta e quinta-feira do mês são abertas. Basta acessar a página da instituição e inscrever-se.

ILSI

O ILSI é uma organização mundial sem fins lucrativos e de integração entre academia, indústria e governo. Sua missão é estimular a discussão e aplicação da ciência em temas que visam a melhora da saúde e do bem-estar público e preservação do meio ambiente.

 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: December 1, 2020



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved