News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa Algodão e CIRAD renovam parceria franco-brasileira de pesquisa com biotecnologia

.

Brazil
April 22, 2009

Desde 2005 a Embrapa Algodão e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), firmaram parceria entre as duas empresas para a busca de soluções que possibilitem o desenvolvimento do Brasil e França, no que diz respeito à pesquisa científica. A parceria consiste em um Projeto de Cooperação Técnica (PCT), elaborado pelos pesquisadores Paulo Barroso da Embrapa Algodão e Marc Giband do CIRAD. O primeiro PCT aprovado em 2005 teve a duração de 3 anos, e em 2009 um novo projeto será apresentado. Por este motivo o pesquisador francês Marc Giband permanecerá no Brasil por mais três anos.

Segundo Ziany Neiva Brandão, funcionária da Embrapa Algodão que trata das relações internacionais, após a elaboração do projeto, o mesmo é encaminhado pelo CNPA e passa pela avaliação da ARI (Área de Relações Internacionais da Embrapa) e Agencia Brasileira de Cooperação, para então ser enviado para o Ministério das Relações Internacionais que protocola e aprova o projeto final.

As pesquisas realizadas em torno do PCT são relativas à Genética Molecular, através da busca de marcadores moleculares para a resistência à doenças. Segundo Marc, esse será o foco nas pesquisas travadas nessa renovação no Brasil.

Marc ainda afirma, que esta será uma parceira que beneficiará tanto a Embrapa Algodão quanto o CIRAD. “Para nós, na área do algodão, tem uma complementaridade boa, porque o Cirad desenvolveu alguns trabalhos que permitiu a Embrapa fazer algumas coisas. Alguns recursos desenvolvidos pelo Cirad foram disponibilizados para a Embrapa Algodão que serão úteis no desenvolvimento de projetos aqui”explica. Ele ainda cita o interesse do Cirad na área de fitopatologia, alegando que a instituição precisa se fortalecer nessa área. Assim ele espera que cada uma das instituições participantes do acordo franco-brasileiro saia fortalecida na elaboração dos trabalhos de pesquisa.

Paulo Barroso, pesquisador do CNPA, ainda cita outra atividade importante dentro do projeto: O intercâmbio de germoplasma, que ele avalia como sendo importante para o CIRAD e CNPA. Ele trata ainda da resistência à stress hídrico como provável fator a ser tratado nesse novo PCT. “Nos ainda estamos discutindo como vai ser o projeto. Temos que elaborar isso relativamente rápido, mas precisamos sentar e discutir”,conta Barroso, que traz perspectivas positivas para essa renovação. “Esperamos que essa parceria continue dando bons frutos” finaliza.

Other news from CIRAD

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved