News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Melhoristas de trigo franceses em visita à Embrapa Trigo

.

Brazil
October 29, 2008

Na última semana, no dia 22 de outubro, a Embrapa Trigo recebeu a visita de dois pesquisadores franceses da área de melhoramento genético de trigo. Por ocasião de sua vinda a Passo Fundo, e a convite da Fundação Pró-Sementes, os pesquisadores Philippe Lonnet e Daniel de Laguarigue tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a empresa e especificamente, sobre a Embrapa Trigo.

Philippe Lonnet e Daniel de Laguarigue fazem parte da equipe de melhoristas da empresa Florimond Desprez. Situada na planície de Pévèle, próxima à região de Lille na França, esta empresa conta quase dois séculos de criação tendo-se originado como empresa familiar, possuindo atualmente diversas filiais. Ela é dedicada ao melhoramento genético de espécies diversas como beterraba açucareira, plantas para fins de forragem (beterraba e luzerna), canola, ervilha, e cereais (trigo comum, trigo durum, triticale e cevada).

Conforme programação feita pela Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade, os pesquisadores assistiram, inicialmente, à palestra institucional apresentada pela pesquisadora Gisele A. M. Torres. Na seqüência, visitaram as instalações dos laboratórios que compõem o Núcleo de Biotecnologia Aplicada a Cereais de Inverno. E, por fim, acompanharam explanação sobre o programa de melhoramento genético de trigo, durante a qual puderam observar experimentos em condução, tanto em telado como em campo.

Impressionados com a estrutura organizacional e física da Embrapa, ambos os pesquisadores mostraram-se abertos a possíveis cooperações visando objetivos comuns de melhoramento genético, com particular atenção a características de qualidade tecnológica de trigo. Com uma classificação comercial distinta da praticada no Brasil, o trigo francês é caracterizado rotineiramente quanto à composição em gluteninas e gliadinas (proteínas de reserva do trigo). Recentemente, segundo relatos dos pesquisadores, Florimond Desprez investiu internamente em estrutura de laboratórios e contratação de profissionais da área de biotecnologia e prospecção gênica, visando o assessoramento do programa de melhoramento de cereais. “Colaborações seriam interessantes, desde que no contexto de pesquisa aplicada. A biotecnologia é importante enquanto ferramenta para os programas de melhoramento genético.” - afirmou Philippe Lonnet, criador de quatro das principais cultivares de
trigo plantadas na França, nos últimos 30 anos.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved