News section

home  |  news  |  solutions  |  forum  |  careers  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise  |  contacts

 

Produtores gaúchos querem pagar sementes certificadas com colheita
Porto Alegre, Brazil
September 14, 2006

by Shirley Prestes, Agência Brasil

Os produtores gaúchos de soja querem “comprar as sementes transgênicas certificadas e pagar com a colheita do produto”. A proposta, das federações dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro) foi encaminhada hoje (14) aos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

Segundo o presidente da Fetag, Ezídio Pinheiro, a expectativa é de que a autorização saia ainda amanhã (15). Ele informou que o programa Troca-Troca, criado pelo decreto presidencial 5.891 e que prevê a substituição de variedades próprias por sementes certificadas, incentivou os produtores do estado. “A ampliação da proposta de implementação do programa deverá facilitar ainda mais essa mudança”, acrescentou.

A proposta foi definida durante encontro de representantes de 42 cooperativas e 30 sindicatos de trabalhadores rurais, em Cruz Alta, na região central do estado.

Pinheiro explicou que a simples troca do produto guardado para semente pelos produtores, por grãos certificados, envolveria "gastos, burocracia e tempo”. Segundo ele, existem pouco mais de 40 pontos de troca no estado e o plantio começará no dia 10 de outubro.

A medida, que será implementada junto com a prorrogação da autorização do plantio de sementes transgênicas armazenadas para a safra 2006/2007, agradou aos produtores. Segundo a Fetag, no estado só existe metade do total de sementes certificadas necessário para a safra. O governo federal destinará até R$ 60 milhões para a compra, na indústria, de sementes de soja certificadas a serem distribuídas aos agricultores gaúchos em substituição ao produto transgênico próprio.

Para o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, a melhor forma de as sementes chegarem ao agricultor é por meio da rede de cooperativas. “O pagamento seria feito após a colheita, em grão ou dinheiro, método semelhante ao do Programa Troca-Troca de milho, operado pelo governo gaúcho”, explicou. Segundo o dirigente, a troca ocorreria “mediante aquisição das sementes certificadas pela Conab, tendo como referência valores base para cada cultivar incluída no sistema”.

Conforme o delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nilton Pinho De Bem, a autorização da medida, que deverá ocorrer por meio de resolução do Conselho Monetário Nacional, já foi encaminhada pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda.

News release

Other news from this source

16,914

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2006 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2006 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice