News section

home  |  news  |  solutions  |  forum  |  careers  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise  |  contacts

 

Evite perdas na colheita do feijão
Brazil
January 23, 2006

A colheita do feijão já começou em alguns Estados brasileiros. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da leguminosa na safra das águas deve ser de 1.422 mil toneladas, marca 29% superior a do ano passado. Foram plantados 1.235 mil hectares e a expectativa é que a média de produtividade fique pouco acima de 1.000 quilos por hectare.

 A despeito das estiagens na Região Sul, aqueles que tiveram o tempo a seu favor e que estão se preparando agora para retirar o produto do campo devem observar algumas recomendações básicas para evitar a perda de grãos.

A Embrapa Arroz e Feijão, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, chama a atenção para alguns aspectos importantes. Conforme sejam as variedades, precoces ou tardias, e, de acordo com as condições em que se desenvolveu a cultura, o feijão está pronto para colheita entre 70 e 100 dias. Nessa fase, as vagens secam e, ao se balançá-las, é possível perceber a carga de grãos em seu interior.

O primeiro problema que surge é justamente o desprendimento expontâneo desses grãos contidos na vagem. Para contornar esse problema, é aconselhável colher o feijão com certa porcentagem de vagens imaturas, pois, se deixá-las até que sequem completamente, muitas irão se abrir, gerando várias perdas de grãos. Ainda relacionado a essa questão, o período da manhã é o mais adequado para se fazer a colheita. Isso porque as vagens ao serem manuseadas nos horários mais quentes do dia tendem a se abrir com maior facilidade.

Apesar desses cuidados, o pior adversário na colheita do feijão continua sendo o risco de ocorrência de chuvas. Se isso acontecer, a safra pode ficar totalmente comprometida e, quando não, a qualidade do grão obtido cai e o produto é francamente depreciado pelo mercado. Isso tem levado muitos agricultores a plantar apenas pequenas áreas, ficando as grandes lavouras da leguminosa concentradas na safra de 3ª época, cultivadas sob pivô, na região de cerrado do Brasil Central.

News release

Other news from this source

14,658

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2006 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2006 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice