News section

home  |  news  |  solutions  |  forum  |  careers  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise  |  contacts

 

Nova geração de milho híbrido pela primeira vez no Show Rural Coopavel 2006

Brazil
February 15, 2006

Sanidade, qualidade de grãos e elevada produção e produtividade são diferenciais de novos cultivares de milho e de sorgo

Teto elevado de produtividade, sanidade foliar e precocidade. Estes são os diferenciais do primeiro híbrido simples de milho lançado pela Embrapa para o sul do Brasil. O BRS 1015 está sendo apresentado pela primeira vez durante o Show Rural Coopavel 2006, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina que acontece até o dia 17 de fevereiro, em Cascavel-PR. O público tem a oportunidade de conhecer o novo material no campo, na vitrine de tecnologias da Embrapa, área que concentra também outras tecnologias da Empresa, como cultivares de soja transgênicas e novos materiais de sorgo e outros dois híbridos de milho que estão sendo apresentados pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

O novo híbrido simples de milho para o sul do país foi desenvolvido pela Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS) e pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Recomendado para o sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o BRS 1015, na visão do presidente da União dos Produtores de Sementes de Milho da Pesquisa Nacional (Unimilho), Paulo Motta Ribas, é um material extremamente competitivo para a região Sul do país.

“O novo híbrido apresenta um ciclo mais precoce e se adapta muito bem às condições sub tropicais”, explica Ribas. O material é destinado a produtores que utilizam alta tecnologia. Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Luiz André Corrêa a cultivar tem origem no cruzamento de linhagens temperadas desenvolvidas pela Embrapa no sul do Brasil. Foram 10 anos de pesquisa para chegar a um híbrido de ciclo precoce, com elevado potencial de rendimento de grãos associado a uma excelente sanidade foliar e arquitetura de plantas – em média 1,75 m de altura. O híbrido apresenta, além do porte baixo, um ótimo sistema radicular e uma estrutura de colmo que garantem resistência ao acamamento e ao quebramento de plantas.

Empresas produtoras de sementes disponibilizarão o novo híbrido na próxima safra. Outros lançamentos da Embrapa Milho e Sorgo são o BRS 1031 e o BRS 1035 (híbridos simples de milho) e dois materiais de sorgo granífero: os BRS 308 e 309. “A Embrapa possui um programa de sanidade muito forte. Este é o diferencial desses materiais. Esta nova geração de híbridos apresenta muita competitividade no mercado”, analisa Ribas.

Contatos no Show Rural: Carina Gomes, Guilherme Viana e Joana Silva (45) 3327-1375 ou (43) 9994-2271

News release

Other news from this source

14,893

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2006 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2006 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice