News section

home  |  news  |  solutions  |  forum  |  careers  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise  |  contacts

 

Pesquisador alerta para os riscos das sementes transgênicas sem certificação
Brazil
August 30, 2006

A produção nas lavouras de soja pode ficar  comprometida, caso os agricultores insistam em usar sementes transgênicas não certificadas na safra 2006/2007. A  queda hoje de 20% na produtividade, também corre risco de ter um índice ainda maior, pois está relacionada à falta de certificação do material genético utilizado. O alerta é do pesquisador José Roberto Rodrigues Peres, gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O tema vai pautar uma reunião na Expointer 2006, em Esteio, no Rio Grande do Sul,  e  Peres defenderá a não edição de uma nova Medida Provisória (MP) liberando o cultivo deste tipo de insumo.

No debate com representantes do setor e especialistas da Embrapa e MAPA, nesta quinta-feira (31), no pavilhão da agricultura familiar do Parque Assis Brasil, o pesquisador demonstrará as desvantagens que a reedição da MP acarretará ao setor (veja quadro sobre a determinação no ano passado), ao legalizar o plantio de soja transgênica no atual ano agrícola. Entre os pontos negativos do uso de material sem certificação (e com origem completamente desconhecida) o pesquisador enumera a desestruturação do negócio brasileiro, a redução na produtividade, a degeneração genética das cultivares e o conseqüente enfraquecimento da indústria nacional de sementes.

Segundo José Roberto Peres, este ano a Embrapa e parceiras investiram nada menos do que R$ 8 milhões na produção de sementes certificadas. A Empresa fechou 1378 contratos para licenciar a produção de material certificado. “Estes parceiros, que incentivam programas  de pesquisa com certeza ficarão desestimulados para novos investimentos”, avalia Peres.  

O que diz a MP 223/04

No ano passado o Congresso aprovou a Medida Provisória (MP) 223/04, que liberou  o plantio e a comercialização da safra de soja transgênica de 2005. A proposta isentava os plantadores de apresentarem licenças ambientais e de fazerem o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima), mas vedava a comercialização dos grãos geneticamente modificados da safra 2004.

News release

Other news from this source

16,761

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2006 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2006 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice