News section

home  |  news  |  solutions  |  forum  |  careers  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise  |  contacts

 

Novas cultivares de milho e sorgo são apresentadas em congresso
Brazil
August 28, 2006

A Embrapa apresenta durante o XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo  três cultivares de milho e duas de sorgo. Os três milhos – BRS 1015, BRS 1031 e BRS 1035 – são híbridos simples, potencialmente mais produtivos que os outros tipos de híbridos e com plantas e espigas mais uniformes. Os dois sorgos novos da Embrapa – BRS 308 e BRS 309 – são graníferos e híbridos simples.
 
O BRS 1015 foi desenvolvido em conjunto pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e pela Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento. É o primeiro híbrido simples de milho da Embrapa voltado especificamente para a região Sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná). Recomendado para semeadura em época normal, o BRS 1015 apresenta elevado potencial produtivo, sanidade foliar e excelente empalhamento.
 
Outro híbrido simples da Embrapa, o milho BRS 1031 é recomendado para plantio nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, Norte, Noroeste e Oeste do Paraná e Barreiras-BA. Com alta sanidade foliar, ele apresenta resistência a doenças como cercosporiose, ferrugem polissora e antracnose foliar. A alta produtividade e a ótima estabilidade de produção são outras características do BRS 1031.
 
O BRS 1035 apresenta resistência a doenças como ferrugem polissora, mancha de Phaeosphaeria e cercosporiose. Indicado também para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, o Norte, o Noroeste e o Oeste do Paraná e Barreiras-BA, ele tem alto potencial produtivo, ótima estabilidade de produção e apresenta boa resistência tanto ao acamamento como ao quebramento.
 
Já o sorgo BRS 308 é do tipo granífero e a Embrapa recomenda seu plantio para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil no sistema de sucessão (safrinha). O rendimento de grãos fica entre quatro e cinco toneladas por hectare, desde que sejam respeitadas as orientações técnicas. O BRS 308 é resistente à antracnose, à ferrugem, à cescosporiose e à helmintosporiose, algumas das principais doenças que atacam o sorgo no país.
 
O BRS 309 é o primeiro sorgo da Embrapa que apresenta grãos claros, atendendo a um segmento de mercado que demanda esse tipo de produto. Também indicado para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, ele é recomendado para plantio no sistema de sucessão (safrinha) e é resistente à cercosporiose e à helmintosporiose. O rendimento de grãos do BRS 309 fica entre quatro e cinco toneladas por hectare, quando seguidas as orientaçãoes técnicas.

News release

Other news from this source

16,737

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2006 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2006 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice