News section

home  |  news  |  forum  |  job market  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise on SeedQuest  |  contact us 

 

Embrapa lança novas cultivares de feijão-caupi - As sementes melhoradas chegam ao mercado em 2006
Brazil
September 14, 2005
As pesquisas indicam que as cultivares BRS-Milênio e BRS-Urubuquara são 25% mais produtivas que a média regional

As sementes das duas cultivares de feijão-caupi que foram lançadas no dia 14 de setembro, no município de Tracuateua - PA, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , estarão disponíveis aos produtores paraenses a partir do início do próximo ano.

Até chegarem aos produtores de grãos e ao prato do consumidor final, as sementes geradas pela Embrapa passam por três fases de um trabalho integrado entre diferentes unidades da empresa.

As sementes básicas das cultivares BRS-Milênio e BRS-Urubuquara estão, no momento, em fase de multiplicação no Escritório de Negócios de Petrolina - PE, vinculado à Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília - DF).

O engenheiro agrônomo Manoel da Silva Cravo, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém - PA), um dos responsáveis pela pesquisa, lembra que o lançamento oficial das cultivares acontece nesta época porque o momento é ideal para a observação dos resultados da pesquisa no campo.

“No dia de campo de lançamento, os participantes vão poder observar diferentes estágios de desenvolvimento das cultivares, bem como perceber a diferença entre cultivos realizados sem e com adubação do solo”, diz ele, informando que a fertilização da terra é essencial para o bom desempenho das lavouras nos solos enfraquecidos do Nordeste Paraense.

Produção de sementes

O pesquisador Francisco Rodrigues Freire Filho, especialista em melhoramento genético e responsável pela pesquisa no âmbito da Embrapa Meio-Norte (Teresina - PI), explica que, na primeira fase, são geradas sementes genéticas, mantidas em estoque, não vendáveis, resultantes diretamente dos experimentos científicos.

No caso das cultivares BRS-Milênio e BRS-Tracuateua, foram cinco anos de pesquisa, numa parceria entre Embrapa Meio-Norte e Embrapa Amazônia Oriental, com apoio decisivo de produtores de sementes dos municípios paraenses de Tracuateua e Augusto Corrêa.

Em uma segunda etapa, a Embrapa produz sementes básicas (provenientes das genéticas), vendidas aos produtores de sementes através de contrato específico e com pedidos antecipados.

Para terem acesso aos estoques de sementes básicas, os produtores de sementes precisam ser registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e cadastrados como produtores-parceiros junto à Embrapa Transferência de Tecnologia.

Por fim, as sementes certificadas são produzidas pelo setor sementeiro e vendidas aos agricultores. Estes, tendo acesso a sementes de procedência comprovada, podem ter colheitas mais rentáveis e produzirem grãos de melhor qualidade para o consumidor final.

Benefícios da tecnologia

As pesquisas indicam que as cultivares BRS-Milênio e BRS-Urubuquara são 25% mais produtivas que a média regional, facilitam a mecanização e uniformizam a produção, garantindo um produto final de melhor aparência e qualidade, atraente e nutritivo ao consumidor.

Para o engenheiro agrônomo Benedito Dutra Luz de Souza, produtor de sementes de Tracuateua e parceiro da Embrapa na pesquisa que gerou as cultivares, a BRS-Milênio e a BRS-Urubuquara tendem a impulsionar o agronegócio do feijão-caupi no Nordeste Paraense, onde a cultura está em expansão, inclusive com incorporação de mecanização.

“Há 20 anos os produtores locais estavam sem acesso a novas sementes adaptadas às condições de solo e clima regionais, que pudessem garantir aumento de produtividade e uniformidade da produção”, ressalta Benedito Dutra.

Para outro produtor parceiro da Embrapa nessa pesquisa, Francisco Douglas Rocha Cunha, do município de Augusto Corrêa, uma grande vantagem das novas cultivares é poderem ser utilizadas tanto por agricultores familiares (a grande maioria dos produtores de feijão-caupi) quanto por agricultores empresariais - estes em expansão na Região Bragantina, onde o pólo produtivo do grão no Pará está concentrado.

News release

Other news from this source

13,521

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2005 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2005 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice