News section

Milho Caatingueiro: superprecocidade e alta produtividade para o Semi-Árido
Brasil
January 25, 2005

Depois de mais de cinco anos de pesquisas, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE) e a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG) - Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - desenvolveram o milho Caatingueiro, totalmente adaptado às condições do Semi-Árido nordestino. O lançamento oficial dessa nova variedade está previsto para abril de 2005.

O milho Caatingueiro tem um ciclo superprecoce. Após o plantio, ele precisa de apenas 90 dias para atingir a época de colheita. Essa superprecocidade é muito importante para assegurar uma boa produtividade em um curto período chuvoso com menos riscos de frustrações de safras, freqüentes no Semi-Árido. Se a distribuição das chuvas for regular, a safra  está garantida com 65 a 70 dias de plantio.

A produtividade média do Caatingueiro é de duas três toneladas por hectare, mas  tem potencial genético para atingir até cinco toneladas por hectare. A expectativa é que essa variedade atenda às necessidades principalmente dos pequenos produtores familiares, uma vez que aproximadamente 75% das propriedades do Semi-Árido tem menos de 10 hectares, caracterizando uma agricultura de subsistência.

De acordo com o pesquisador Hélio Wilson de Carvalho, da Embrapa Tabuleiros Costeiros - um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Caatingueiro, juntamente com o pesquisador Manoel Xavier dos Santos, da Embrapa Milho e Sorgo - esses pequenos agricultores exploram a terra intensivamente, usando a força de trabalho humana ou animal e implementos agrícolas de baixa eficiência.

"Além disso, eles dispõem de poucos recursos, encontram dificuldades para ter acesso ao crédito e não têm nenhum tipo de orientação técnica" explica Carvalho. Segundo ele, atualmente cerca de 1,5 milhão de hectares do Semi-Árido são cultivados com sementes de milho de baixa qualidade e ciclo tardio, geralmente adquiridas em feiras. "Daí a importância de lançarmos um milho como o Caatingueiro", ressalta o pesquisador, lembrando que esse ecossistema tem uma área de 754.600 quilômetros quadrados e ocupa quase metade das terras do Nordeste.

by Eduardo Pinho

News release

Other news from this source

11,117

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2005 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2005 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice