News section

Arroz Curinga ganha destaque para a safra de 2005
Brazil
January 7, 2005

Entre as recentes inovações no melhoramento de arroz, desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), unidade vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está a  cultivar de arroz  BRSMG Curinga, o mais novo lançamento. A variedade apresenta dupla aptidão: é recomendada para plantio em condições de terras altas e várzeas.

No sistema de cultivo em várzeas, a BRSMG Curinga apresenta produtividade média de 4.465 kg/ha, com variação de 4.428 kg/ha a 4.497 kg/ha, o que demonstra sua alta estabilidade de produção de grãos. Ela superou as cultivares testemunhas Carisma, Canastra e Caiapó em 9,65%, 11,76% e 19,71%, respectivamente.

Apesar de possuir arquitetura com folhas eretas, semelhantes à de arroz irrigado por submersão, esta cultivar tem boa resistência à seca e alto potencial de produção, mesmo no cultivo de terras altas.

A BRSMGCuringa   destaca-se também na  culinária, com os grãos  soltos e macios após o cozimento. Essa característica é conferida principalmente pelo teor de amilose (26,6%) e temperatura de gelatinização (nota 3,7) intermediários. É a primeira cultivar agulhinha de alta qualidade de grãos recomendada para as condições de várzea úmida ou drenada de Minas Gerais.

A variedade  é recomendada para os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantis, Rondônia, Amazonas, Pará e Piauí. Os produtores de arroz terão disponibilidade de sementes desta nova cultivar, para o plantio da safra 2005/06.

Avanços em pesquisas estratégicas 

Pesquisas estratégicas em arroz de sequeiro  realizadas pela Embrapa, estão contribuindo para aumentar o conhecimento sobre processos que contribuirão para melhorar a produtividade e qualidade de arroz disponíveis para a sociedade como  cultivares  mais eficientes na absorção do fósforo do solo e   também com maior  teor de ferro  , o que  pode ajudar na redução da anemia,  problema que afeta milhões de brasileiros. Técnicas genéticas moleculares estão sendo usadas para desenvolver cultivares resistentes à brusone.

As ervas daninhas são outra preocupação dos pesquisadores que buscam desenvolver melhores sistemas de gestão de controle sobre as plantas invasoras. A pesquisa participativa junto aos produtores é outra proposta que os pesquisadores estão utilizando, pois facilita a transferência de tecnologia de produtor para produtor.

Embrapa news release

Other news from this source

10,962

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2005 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2005 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice