News section

Enrugamento de soja no Paraná é causado por baixas temperaturas
Brasil
January 4, 2005

Lavouras de soja de Borrazópolis, Kaloré, Primeiro de Maio e Cruzmaltina, no Paraná, estão apresentando enrugamento nas folhas, anomalia que não afeta o rendimento da soja. A afirmação é do pesquisador Álvaro Almeida, da Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo Almeida, o enrugamento é chamado de falsa virose, porque apesar de estar relacionado a baixas temperaturas, os sintomas são similares aos de doenças provocadas por vírus.

O pesquisador da  Embrapa Soja afirma que diversos fatores podem causar sintomas semelhantes, mas, nesta safra, já se comprovou que foram as baixas temperaturas, em dezembro (com temperaturas de 12-150 C), que
induziram o enrugamento das plantas.

Para comprovar a hipótese, Almeida testou amostras de folhas enrugadas, enviadas por produtores do Paraná. O pesquisador utilizou as amostras para inocular plantas de soja suscetíveis aos dois principais vírus conhecidos (mosaico comum e necrose da haste). Nenhuma  mostrou sintomas, demonstrando que a causa do enrugamento não era vírus”, conclui.

De acordo com o pesquisador, com a elevação da temperatura, o enrugamento foliar tende a diminuir nas folhas afetadas e não aparecer nas folhas que se formam posteriormente.  A recuperação de plantas foi observada em lavouras vistoriadas no município de Cruzmaltina, pela COCARI. “Se a causa dessa anomalia fosse vírus, normalmente não ocorreria recuperação das folhas, especialmente das folhas novas”, afirma.

EMBRAPA news release

Other news from this source

10,932

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2005 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2005 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice