News section
Trigo: Cerrado alcança novo recorde nacional de produtividade
Brasil
October 4, 2004

O trigo irrigado do Cerrado bateu este ano novo recorde de produtividade: 7.920 kg por hectare. A variedade foi a BRS 207, lançada em 2001 pela Embrapa. A produtividade recorde foi registrada na fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Água Fria – GO, município próximo a Formosa. O recorde anterior, alcançado no ano passado em uma propriedade localizada no Plano de Assentamento Dirigido do Alto Parnaíba - PADAP (MG), de 7.480 kg/ha, foi ultrapassada este ano também na Fazenda Pamplona (SLC Agrícola), localizada em Cristalina-DF, onde a produtividade chegou a 7.662 kg/ha. "Várias lavouras colheram mais de 7.200 kg por hectare", conta o pesquisador da Embrapa Cerrados Júlio César Albrecht.

Várias lavouras colheram mais de 7.200 kg por hectare", conta o pesquisador da Embrapa Cerrados Júlio César Albrecht. A produtividade é considerada alta, porque a média da cultivar BRS 207 é de 5.800 kg/ha. Pesquisadores da Embrapa estimam que a média brasileira seja de 2.500 kg/ha e, no Cerrado, corresponda a algo entre 4.500 a 4.800 kg/ha.

O Cerrado favorece rendimentos mais altos devido à maior estabilidade de suas condições climáticas. O pesquisador José Maria Vilela, também da Embrapa Cerrados, conta que o frio de junho e julho neste ano também favoreceu a alta produtividade, porque ajudou o perfilhamento.

Atualmente, 50% do trigo consumido no Brasil é importado, grande parte da Argentina. Por enquanto, o Cerrado é responsável por cerca de 5% da produção nacional, mas o cenário deve mudar. Só neste ano, houve um aumento de área cultivada de trigo irrigado de 85%, o que corresponde a 50 mil hectares.

A BRS 207 foi especialmente desenvolvida para a região pela Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) e pela Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esta foi a terceira safra da variedade, cultivada em Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.
Brusone e preço

Os pesquisadores da Embrapa Cerrados estimam que as perdas com brusone no Cerrado não chegaram a 5%. Eles explicam que as lavouras mais atacadas foram as plantadas mais cedo. "Quem está cohendo mais tarde, mas dentro do calendário recomendado, está tendo melhores produtividades", acrescenta Vilela. A ausência de chuvas no período também está favorecendo a colheita, que já está se encerrando.

Embora o preço tenha caído no mercado internacional, Albrecht acredita que o aumento de produtividade das lavouras de trigo irrigado no Cerrado em relação ao ano passado pode ser uma compensação. Ele e o colega explicam que mesmo a cultivar Embrapa 42, que é considerada a melhor para panificação e a favorita da indústria moageira, teve produtividades acima de 6.000 kg por hectare em várias regiões de GO, DF e noroeste de Minas Gerais. Esse número nunca tinha sido alcançado em safras anteriores.

News release

Other news from this source

10,101

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2004 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2004 by
SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice