News section
Ministério da Agricultura vai coordenar Consórcio Anti-ferrugem no Brasil
Brasil
September 30, 2004

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) coordenará um projeto de manejo integrado da ferrugem asiática da soja, denominado Consórcio Anti-Ferrugem, que contará com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, fundações de apoio à pesquisa, empresas estaduais de pesquisa, de transferência de tecnologias, cooperativas, universidades e da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

"Será lançada uma campanha nacional de conscientização junto a técnicos, produtores e empresários do setor que compõem a cadeia produtiva da soja para divulgar questões que envolvam a prevenção e o controle da ferrugem. Para isso, os participantes do Consórcio irão apoiar a produção de vários materiais áudio-visuais, impressos, além de promover outras ações de transferência de tecnologias", explica o coordenador de proteção vegetal do MAPA, José Geraldo Baldini.

Paralelamente está sendo formada uma rede de profissionais de transferência de tecnologias. O Consórcio Anti-ferrugem pretende capacitar 40 agentes de transferência que possam treinar 2 mil multiplicadores a repassar informações sobre ações preventivas de sanidade vegetal, identificação da doença, manejo e controle da ferrugem da soja a cerca de 100 mil produtores brasileiros.

O Consórcio prevê ainda o estabelecimento de 400 unidades-sentinela em todas as regiões produtoras de soja para monitorar a dispersão do fungo causador da doença. "As informações geradas pelas unidades-sentinela - que vão monitorar o aparecimento da doença e as condições climáticas que favorecem o seu surgimento - serão utilizadas para alimentar diariamente o Sistema de Alerta, disponível na página da Embrapa Soja (www.cnpso.embrapa.br/alerta)", afirma o chefe de pesquisa da Unidade, João Flávio Veloso.

O Consórcio terá ações a serem realizadas nas próximas três safras. "É uma operação de cunho técnico que visa capacitar o agricultor na busca de solução para um problema de um problema que ele ainda não está familiarizado", explica o gerente técnico da Andef, Marcos Francisco Caleiro.

Para Caleiro, o Consórcio pretende dar amplo suporte à recomendação técnica que os multiplicadores irão levar aos produtores com o propósito de orientar sobre a escolha do produto para o controle da doença, a maneira adequada de aplicá-lo e, no momento correto, antes que a doença cause danos à produtividade. "Nessa safra haverá fungicidas suficientes para atender à demanda nacional. Somente as empresas produtoras de insumos vinculadas à Andef têm quantidades para atender duas aplicações de produtos em 20 milhões de hectares, o que é praticamente a totalidade da área plantada com soja no Brasil", diz.

News release

Other news from this source

10,083

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2004 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2004 by
SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice