News section
Brazil: Paraná aguarda ser considerado área livre de transgênicos
Curitiba, Brazil
February 2, 2004

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

O Paraná aguarda que o Ministério da Agricultura declare o estado área livre de transgênicos desde o ano passado. Enquanto isso, a fiscalização será intensificada no estado a partir do início da colheita da soja, previsto para a segunda quinzena de fevereiro.

O Departamento de Fiscalização da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento intensificará a fiscalização nas 28 barreiras instaladas na divisa do Paraná com Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também deverá ser reforçada a barreira do Ministério da Agricultura, que funciona na fronteira com o Paraguai.

Além dessas barreiras fixas, a Secretaria vai instalar barreiras volantes em todas as regiões do estado para evitar o transporte de soja transgênica para o Porto de Paranaguá. Esse trabalho vai complementar a fiscalização que já está sendo feita nas lavouras, estendendo-se depois para as fases de colheita, armazenagem, transporte e exportação.

Pesquisa realizada pelo Ibope com 2 mil brasileiros indicou que 73% dos entrevistados são contra a liberação dos transgênicos no país, até que exista consenso na comunidade científica a respeito da segurança desses organismos para o meio ambiente e a saúde humana. A pesquisa, encomendada pelo Greenpeace em dezembro de 2003, também mostrou que 74% dos brasileiros, se pudessem optar, não consumiriam alimentos transgênicos.

News release

Other releases from this source

7682

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2004 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2004 by
SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice