home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Brasil - Laboratório de Sementes renova credenciamento junto ao Ministério da Agricultura


Brazil
June 8, 2011

O sistema de gestão da qualidade e a competência técnica do LAS (Laboratório de Análise de Sementes) da Embrapa Milho e Sorgo foram avaliados, nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, por uma auditoria externa dos fiscais agropecuários do Laboratório Oficial de Análise de Sementes (Laso) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A auditoria foi necessária para o monitoramento e a renovação do credenciamento do laboratório no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), pois o LAS faz parte da Rede de Laboratórios Agropecuários do Mapa.

Ficou comprovado que o LAS possui as instalações, os equipamentos e o pessoal necessários para a realização das análises do escopo do credenciamento. Foi verificado que há um sistema de gestão da qualidade implantado e que os procedimentos técnicos foram revisados para adequação às novas regras para análise de sementes.

Também ficou evidente que os registros da qualidade estão bem organizados e prontamente disponíveis. Os testes de germinação realizados durante a auditoria produziram os resultados esperados. A analista Mônica Imaculada Ribeiro demonstrou ter experiência e domínio das técnicas empregadas em análise de sementes. Além disso, os controles interlaboratoriais realizados com o Laso-MG foram satisfatórios.

A pesquisadora Déa Alecia Martins Netto, gerente de qualidade e responsável técnica do LAS, explica que o plano de auditoria foi cumprido na íntegra. "As oportunidades de melhoria e as não conformidades listadas serão tratadas adequadamente", afirma. A equipe auditora concluiu que o Laboratório de Análise de Sementes apresentou os requisitos para a renovação do seu certificado de inscrição e credenciamento no Renasem. Dea Alecia parabeniza toda a equipe do LAS pela conquista.

Mais informações:

Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)


Website: http://www.embrapa.br

Published: June 8, 2011

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
  NEW SPONSORED TOPICS
 

 

 
 
 
 
 
 
 

  

 

 Archive of the news section


Copyright @ 1992-2013 SeedQuest - All rights reserved 

 
  Portals
   
biologicals
and inoculants
   
crop
protection
   
data
management
   
Europe: 
The
European Portal
   
intellectual property protection
   
marker-assisted
breeding
   
  seed
biotechnologies
   
seed colorants
and polymers
   
  seed enhancement
   
seed processing
equipment
   
seed
treatment
   
vegetable
seed